No momento você está vendo Brasil recebe 1,3 milhão de vacinas contra a Covid-19 em nova etapa da campanha nacional

Brasil recebe 1,3 milhão de vacinas contra a Covid-19 em nova etapa da campanha nacional

Primeira remessa de um total de 7,4 milhões de doses marca novo ciclo de proteção para grupos prioritários e população adulta

O compromisso do Brasil com a retomada da cobertura vacinal ganha mais um capítulo importante. Nesta quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde recebeu mais de 1,3 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, que serão distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal. Essa entrega marca o início de uma nova fase da campanha nacional e integra a primeira remessa de um total de 7,4 milhões de doses previstas para os próximos meses.

A chegada das vacinas ocorreu em tempo recorde: apenas 14 dias após a finalização do contrato. “Foi mais rápido até mesmo que no período da pandemia”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o recebimento simbólico das vacinas em Guarulhos (SP). Segundo ele, o contrato garante vacinas atualizadas para os próximos dois anos, assegurando o acesso à imunização para todos os públicos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacinas atualizadas e distribuídas conforme a demanda

As doses recebidas nesta etapa fazem parte de uma compra total de 57 milhões de unidades, realizada em abril de 2025. A entrega será realizada de forma parcelada, respeitando a demanda da população e a adesão à vacinação. Isso permitirá que a distribuição ocorra com base nas versões mais recentes e eficazes da vacina, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A logística de distribuição para os municípios ficará sob responsabilidade dos estados, que receberão os lotes diretamente do Ministério da Saúde. A previsão é de que, já na próxima semana, os primeiros lotes comecem a chegar às capitais e principais centros urbanos.

Grupos prioritários e metas de vacinação

A previsão para 2025 é vacinar mais de 15 milhões de pessoas, incluindo os grupos prioritários já definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Entre eles estão:

  • Crianças menores de 5 anos
  • Idosos
  • Gestantes
  • Pessoas imunocomprometidas
  • Populações ribeirinhas e quilombolas
  • Pessoas com comorbidades
  • Adultos que ainda não iniciaram o esquema vacinal

Histórico de vacinação no Brasil

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 2021, o Brasil aplicou mais de 568,8 milhões de doses. Apenas em 2024, foram mais de 12,3 milhões, mostrando o empenho da população e do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia.

A aquisição das novas vacinas representa não apenas uma atualização tecnológica, mas também um reforço do compromisso do governo com a saúde pública. A validade do contrato é de dois anos, mas os valores poderão ser utilizados integralmente antes do prazo, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária.

Com essa nova fase, o Brasil segue atento e preparado para proteger sua população contra a Covid-19 com o que há de mais moderno em imunização.

Deixe um comentário