Emissão de Carteiras de Identidade na Câmara de Itabira
Nova Identidade. Abertura do Agendamento no Posto da Câmara de Itabira: Toda Sexta-feira (entre 10 e 13 hrs), exceto feriados. CIDADAO.MG.GOV.BR ou MG APP.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE
Documentação em comum para todos os casos:
- Dados Pessoais (Nome, Data de Nascimento, Estado Civil, Telefone)
- Número do CPF e RG
Você deverá comparecer à Unidade escolhida, após agendamento prévio, com todos os documentos listados na tabela abaixo, conforme o caso.
Atenção!
Com o novo modelo da Carteira de Identidade em Minas Gerais, não é mais necessário levar fotos 3X4 A fotografia será tirada no momento do atendimento. (Com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros).
- Não é permitido tirar a fotografia usando qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol. Serão aceitas coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador, ou em razão de motivos de saúde; (clique aqui para consultar as regras completas das fotos )
Pessoa menor de 16 (dezesseis) anos
- Guia DAE impressa e o comprovante de pagamento da guia;
- Informamos também que a comprovação de pagamento da taxa poderá ser feita através da apresentação e verificação do pagamento, por meio virtual no ambiente do Login do Cidadão ou MG app, não sendo obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento impresso.
- Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em Cartório de Notas). A certidão deverá estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento. A 2ª via da certidão pode ser emitida pelo site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP Cidadão disponível nas lojas de aplicativos.
- O menor de 16 (dezesseis) anos deverá estar acompanhado pelo pai, mãe ou responsável legal, que apresentará documento oficial com foto. A representação legal deverá ser devidamente comprovada.
Pessoa solteira maior de 16 (dezesseis) anos
Atenção!
Com o novo modelo da Carteira de Identidade em Minas Gerais, não é mais necessário levar fotos 3X4 A fotografia será tirada no momento do atendimento. (Com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros).
Não é permitido tirar a fotografia usando qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol. Serão aceitas coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador, ou em razão de motivos de saúde; (clique aqui para consultar as regras completas das fotos )
- Guia DAE impressa e o comprovante de pagamento da guia;
- Informamos que é necessário verificar se a taxa já consta efetivamente como paga no sistema antes de se dirigir ao atendimento.
- Informamos também que a comprovação de pagamento da taxa poderá ser feita através da apresentação e verificação do pagamento, por meio virtual no ambiente do Login do Cidadão ou MG App, não sendo obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento impresso.
- Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em Cartório de Notas). A certidão deverá estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento. A 2ª via da certidão pode ser emitida pelo site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP Cidadão disponível nas lojas de aplicativos.
Pessoa casada
Atenção!
Com o novo modelo da Carteira de Identidade em Minas Gerais, não é mais necessário levar fotos 3X4 A fotografia será tirada no momento do atendimento. (Com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros).
Não é permitido tirar a fotografia usando qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol. Serão aceitas coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador, ou em razão de motivos de saúde; (clique aqui para consultar as regras completas das fotos )
- Guia DAE impressa e o comprovante de pagamento da guia;
- Informamos que é necessário verificar se a taxa já consta efetivamente como paga no sistema antes de se dirigir ao atendimento.
- Se emitiu a DAE no MG App Cidadão ou no site Cidadão MG: acesse o menu “Agendamento de Serviços”, submenu “Minhas Taxas” e verifique o status da taxa no campo “Situação”.
- Se emitiu a DAE no site da SEF: acesse o link e preencha os campos solicitados.
- Informamos também que a comprovação de pagamento da taxa poderá ser feita através da apresentação e verificação do pagamento, por meio virtual no ambiente do Login do Cidadão ou MG App, não sendo obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento impresso.
- Informamos que é necessário verificar se a taxa já consta efetivamente como paga no sistema antes de se dirigir ao atendimento.
- Certidão de casamento (original ou cópia autenticada em Cartório de Notas). A certidão deverá estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento. A 2ª via da certidão pode ser emitida pelo site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP Cidadão disponível nas lojas de aplicativos.
Pessoa separada judicialmente ou divorciada
Documentos necessários:
Atenção!
Com o novo modelo da Carteira de Identidade em Minas Gerais, não é mais necessário levar fotos 3X4 A fotografia será tirada no momento do atendimento. (Com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros).
Não é permitido tirar a fotografia usando qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol. Serão aceitas coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador, ou em razão de motivos de saúde; (clique aqui para consultar as regras completas das fotos )
- Guia DAE impressa e o comprovante de pagamento da guia;
- Informamos que é necessário verificar se a taxa já consta efetivamente como paga no sistema antes de se dirigir ao atendimento.
- Informamos também que a comprovação de pagamento da taxa poderá ser feita através da apresentação e verificação do pagamento, por meio virtual no ambiente do Login do Cidadão ou MG App, não sendo obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento impresso.
- Certidão de casamento com averbação conforme estado civil atual (original ou cópia autenticada em Cartório de Notas). A certidão deverá estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento. A 2ª via da certidão pode ser emitida pelo site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP Cidadão disponível nas lojas de aplicativos.
“Inclusão de PIS/PASEP e CPF na Carteira de Identidade”.
- O cidadão pode solicitar que a Carteira de Identidade contenha os números de inscrição do titular no Programa de Integração Social – PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP e no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.
- Para incluir o PIS/PASEP: Basta apresentar os documentos citados acima.
- Para incluir o CPF: Sendo o atendimento realizado nas Unidades de Atendimento Integrado – UAI, basta informar para o atendente o número do CPF.
Receber a Carteira de Identidade
A nova Carteira de Identidade de Minas Gerais será entregue pelo Correios no endereço informado pelo cidadão no momento do atendimento.
O prazo para emitir e entregar o documento é de até 07 dias úteis. Será possível acompanhar o envio do documento, pelo site do Correios, com o código de rastreio recebido por e-mail.
Caso nenhuma das três tentativas de entrega realizadas pelos Correios tenha sucesso, o cidadão deverá retirar seu documento no centro de distribuição do Correios de sua região, conforme notificação deixada pelo carteiro no local. Na notificação dos Correios constarão informações de endereço e prazo para retirada do documento, não superior a 20 dias da última tentativa de entrega. Após esse prazo, o Correios enviará o documento para o local de emissão, onde ficará disponível para retirada pelo cidadão.
ATENÇÃO: TRAZER A GUIA PAGA (DAE) COM O COMPROVANTE DE PAGAMENTO.
OBSERVAÇÕES:
** PRAZO DE ENTREGA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE É DE 5 (cinco dias) úteis se a documentação estiver correta.
EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE NO POSTO DA DELEGACIA DA POLÍCIA CIVIL DE ITABIRA
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 17hrs
TELEFONE PARA INFORMAÇÕES: (31) 3839-1532
IMPORTTANTE: Os agendamentos serão realizados, SOMENTE através do site CIDADAO.MG.GOV.BR ou Aplicativo MG APP, tanto para o Posto da Delegacia da Polícia Civil de Itabira, quanto para o Posto da Câmara Municipal de Itabira, existindo a disponibilidade de vagas.
Abertura do Agendamento no Posto da Câmara de Itabira: Toda Sexta-feira (entre 10 e 13 hrs), exceto feriados .
cidadao.mg.gov.br ou MG App.
FONTE: https://www.itabira.cam.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/emissao-de-carteiras-de-identidade/47026